terça-feira, 30 de setembro de 2008

Símbolos do Reiki


Os símbolos são usados para se aplicar Reiki tendo em vista objectivos específicos. Mentalizando-os e entoando seus nomes, o reikiano pode focar a actuação da energia para fins distintos. Dessa forma, cada símbolo possui um uso específico e é usado dependendo do resultado que se espera obter. Tradicionalmente, há quatro símbolos, embora alguns estilos, como o Karuna, o Tera Mai e o Seichim, tenham adicionado muitos outros.
O primeiro símbolo é o CKR, este é o símbolo que foca a actuação do Reiki a nível corpo.
O segundo símbolo, SHK, é o símbolo de cura mental/emocional e é usado para tratar de estados psicológicos, maus hábitos, vícios etc.
O terceiro é o HSZSN. É o símbolo de cura à distância. É ele que nos permite aplicar Reiki sem estar cara-a-cara com quem o receberá. É também o símbolo que permite enviar Reiki ao passado (para o tratamento de traumas) e para o futuro (para programar Reiki a uma situação futura, como um entrevista de emprego, por exemplo).
O quarto símbolo é o DKM, conhecido como símbolo do mestre. Seu principal uso é a realização de iniciações no Reiki. Também pode ser usado para substituir todos os símbolos anteriores, com o mesmo efeito, como se os unisse. É um símbolo que foca o desenvolvimento espiritual, sendo excelente para a prática da meditação.
Os três primeiros símbolos eram ensinados por Mikao Usui, fundador do Reiki, no Nível 2. O quarto símbolo é ensinado no Nível 3A.
Claro que este é um resumo dos principais usos dos símbolos. Os símbolos estão em contínuo crescimento, dada a criatividade de muitos reikianos em descobrir novas maneiras de aplicá-los. O Reiki é muito versátil e os seus símbolos não poderiam deixar de sê-lo também!
Quando o Reiki começou a ser ensinado no ocidente, no final da década de 30, Hawayo Takata dizia a seus alunos que os símbolos são sagrados e, portanto, secretos. Este ensinamento, porém, é muito questionado actualmente e as evidências levam à conclusão de que é uma inverdade.
Na década de 90, alguns mestres ocidentais de Reiki decidiram investigar suas origens no Japão, afim de esclarecer temas que pareciam obscuros e míticos e obter uma compreensão melhor do Reiki.
Uma das descobertas de Frank Arjava Petter e outros mestres foi a de que, no Japão, os símbolos nunca foram secretos. E de que já eram conhecidos antes de Mikao Usui sequer ter nascido, fazendo parte de tradições religiosas do país. É desta forma que as evidências históricas vão contra o segredo dos símbolos.
É por isso que não faz sentido a animosidade que alguns reikianos demonstram com autores de livros e websites que publicam os símbolos. Os mestres que os “revelaram” a não-iniciados simplesmente o fizeram para desmistificar este engano. Eles simplesmente “revelaram” o que nunca foi verdadeiramente “velado”.
Agora, vamos pensar de que os símbolos devem ser secretos porque são sagrados. Ora, não existe nenhuma relação directa entre sacralidade e secretismo. A cruz é sagrada, assim como o OM, a estrela de seis pontas e tantos outros símbolos que nunca foram secretos. O que é sagrado deve ser respeitado, não necessariamente mantido em segredo. Devemos evitar não o segredo, mas a banalização.

A origem dos símbolos
Uma vez que os símbolos usados no Reiki já eram milenares na época em que Mikao Usui viveu, este dado destrói outro mito que se criou a seu respeito: de que Usui Sensei os descobriu em sutras budistas escritos em sânscrito e que, não sabendo como activá-los e usá-los, canalizou estas informações quando se encontrava em meditação profunda no Monte Kurama. Mas se esta não é a sua verdadeira origem, a qual nos foi contada por Hawayo Takata, então, qual é?

O CKR, aparentemente, é proveniente do Xintoísmo, a religião originária do Japão, antes do budismo e outras religiões se fazerem presentes no país.
O SHK, tudo leva a crer, é uma modificação da letra Hrih, do alfabeto sânscrito.
HSZSN é a junção de 5 kanjis (caracteres japoneses antigos) que poderiam ser encontrados em um dicionário.

Por sua vez, DKM, é a junção de outros 3 kanjis que também poderiam ser encontrados em um dicionário.
Esta prática de misturar vários kanjis parece ser uma prática do budismo mikkyo para se obter símbolos e mantras que evoquem determinadas energias.

(Encontrei este texto na internet, fiz algumas pequenas alterações e resolvi partilhar com os meus queridos irmãos Reikianos)

Namastê
Mariana

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Terapia Reiki



Reiki é um método de terapia natural que usa a imposição das mãos para canalizar a Energia Vital Universal para si mesmo e para outros.
O Reiki promove o equilíbrio e a melhoria das condições gerais do corpo e da mente. Actua em benefício do Ser como um todo. É eficaz no tratamento de todo tipo de doenças corporais ou emocionais, como terapia complementar ou não.
Todas as desordens corporais ou emocionais, gripes e mesmo a depressão podem ser tratadas com a energia Reiki. O Reiki também é eficaz em doenças crónicas, embora estas sejam mais difíceis de tratar e levem mais tempo.
Com o Reiki, a cura efectua-se de dentro para fora.
Estimula-se a capacidade de se curar a si mesmo, através da energização dos órgãos e centros energéticos da pessoa em tratamento. É o seu baixo nível de energia que torna o corpo susceptível à doença e a mente, à infelicidade.
A influência da mente sobre o corpo é fundamental. Muitas vezes nota-se que a resposta a um tratamento é acompanhada de uma mudança psicológica positiva.
A cura acontece quando o desespero dá lugar à esperança e a tristeza à alegria.
O Reiki integra as emoções das pessoas. O Reiki é um caminho para o desenvolvimento interior, para o auto-conhecimento.
Felicidade é estar consciente de si, de seu papel no mundo, de seu propósito e de seus recursos interiores para cumpri-lo. Tudo isto reflecte-se na saúde do corpo e da mente.
O Reiki utiliza-se de outros recursos além da canalização de energia através da imposição de mãos. Estes recursos são a meditação e os Cinco Princípios.
Os Cinco Princípios formam os preceitos éticos do Reiki. São conselhos de hábitos mentais e conduta que modificam o padrão mental e promovem uma vida saudável e feliz.
Só por hoje
Não se irrite,
Não se preocupe,
Seja grato,
Trabalhe arduamente,
Seja bondoso com os outros.
A meditação é o caminho para o auto-conhecimento, para o silêncio da mente, a concentração e serenidade. É o estado natural da mente. A canalização do Reiki facilita muito a meditação, ajudando a tranquilizar a mente e a viver o momento presente.
O Reiki não se aprende com o estudo de livros ou anos de prática de meditação e energização. O Reiki é aprendido de uma maneira simples e intuitiva, através de um ritual de iniciação. Neste ritual, realizado por um Mestre de Reiki, os canais energéticos do aluno são purificados e o Reiki passa a fluir por eles e por suas mãos naturalmente, sempre que desejar. A simplicidade é a grande força do Reiki.
O Reiki é uma grande dádiva que Mikao Usui nos deixou. Não é a solução para todos os problemas do mundo, nem uma cura instantânea para todas as doenças, é sim um método para a auto-cura e o auto-conhecimento. Como terapia, promove a saúde do corpo e da mente e aumenta a qualidade de vida. Como caminho espiritual, leva à integridade do Ser e ao encontro de si mesmo.
São estes resultados dos tratamentos com Reiki que garantirão que este método se integre cada vez mais à nossa cultura e seja cada vez mais aceito por nossa sociedade.

Namastê
Mariana

Reiki e Chacras



Namastê
Mariana

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Mikao Usui Reiki

Para todos os meus queridos amigos Reikianos:



Namaste
Mariana

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Tradução do Memorial do Mestre Usui

O Monte Kurama - Associação Portuguesa de Reiki, apresenta a tradução do Memorial do Mestre Usui, pela associada Elisabete Duarte. Esta tradução foi feita a partir do trabalho de Emiko Arai e Richard Rivard. É um estudo bastante interessante do Memorial do Mestre Usui com muitos comentários a termos e contextos históricos por isso mesmo não é um artigo linear do que está no memorial mas sim uma obra que nos pode levar a um estudo mais aprofundado do Mestre e da sua história. Podem ler o texto completo no site do Monte Kurama...

"O nome comum do Mestre era Mikao e o seu outro nome era Gyoho (talvez o seu nome espiritual). Nasceu na vila de Taniai-mura, no distrito de Yamagata, prefeitura de Gifu (Tainai faz agora parte da vila de Miyama). O nome do seu antepassado é Tsunetane Chiba (um Samurai muito famoso, que teve papel activo como comandante entre o período Heian e o início do períodoKamakura – 1180-1230. Contudo, Hirsohi Doi revelou, no URRI 2000, que Tsunetane era filho de Tsuneshige, que era o primogénito de Tsunekane, e que Usui Sensei é descendente de Tsuneyasu, o terceiro filho de Tsunekane). O nome do seu pai era Uzaemon (este era o seu nome popular; o nome de baptismo era Taneuji). O nome de solteira da mãe era Kawai.

Sensei nasceu no primeiro ano do período Keio, chamado Keio Gunnen (1865), a 15 de Agosto. Do que se sabe, era um estudante talentoso e esforçado. A sua capacidade era de longe superior. Após a sua juventude, viajou pela Europa, América e China para estudar. Queria ser bem sucedido na vida, mas não conseguia lá chegar; era frequente não ter sorte e passar por dificuldades. Mas não desistiu e disciplinou-se para estudar mais e mais."

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Reiki Jin Kei Do



O Sensei Usui desenvolveu o sistema cura a partir do Budismo esotérico no início do século XX, e um de seus sucessores, Seiji Takamori pesquisou a conexão com o budismo tibetano. O Venerável Seiji Takamori, era um monge zen budista japonês e um mestre de Reiki que viajou ao norte da Índia, ao Nepal e Tibet na busca da iluminação. Lá estudou por 20 anos e encontrou as práticas espirituais que continham (em um outro formato) tudo que tinha aprendido previamente em Reiki (mas havia muito mais). Assim, concluiu que havia encontrado uma linha paralela dos ensinamentos de Buddha relacionado à cura e à meditação. A essência da descoberta do Ven. Seiji Takamori é ensinada através da linhagem do Reiki de Usui, chamado agora Reiki Jin-Kei Do (O Caminho da Compaixão e Sabedoria com Reiki).

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Aprendizes e Mestres!


Todos somos aprendizes,
Mas não somos apenas aprendizes,
Pois existe sempre algo que temos para ensinar.
Ainda que diante do Universo,
A nossa ignorância nos faça sentir insignificantes.

Não importa quantas vezes já vivemos,
Importa que em todas as passagens terrenas
Tenhamos sido e sejamos sempre aprendizes.
Se sempre aprendermos algo,
Tanto nesta vida como nas próximas,
Teremos já algo para ensinar,
À medida que continuamos também aprendendo!

Cada novo aprendizado,
Traz consigo uma nova dúvida,
Uma nova questão….e talvez
Milhões de respostas.

Aprendemos quando erramos,
E aprendemos mesmo quando acreditamos no contrário.
Silenciar deverá ser o aprendizado mais difícil,
Porque é o silenciar que nos leva ao encontro do nosso “Eu”,
Ao encontro da nossa intimidade.

Aquele que procura o verdadeiro aprendizado,
É aquele que procura o aprendizado da Alma
E o faz de forma consciente.
Não podemos entregar a nossa alma,
O nosso coração ou fantasiar sobre o nosso aprendizado.
Somos tão responsáveis pelo que aprendemos
Como por aquilo que ensinamos.

Somos todos aprendizes de nós mesmos,
Somos também Mestres de nós mesmos,
Aprendemos com a nossa vivência,
Aprendemos os nossos próprios caminhos.

Encontramos o caminho dos nossos erros,
Das nossas conquistas.
Nunca saberemos o preço do nosso aprendizado,
O quanto nos custou
Cada passo que demos em frente…
Mas sabemos o valor de cada resposta encontrada.

A procura não acaba,
Pois é a própria vida.
É a procura do nosso objectivo.
Seremos sempre Aprendizes e Mestres.
Mestres de eternos Aprendizes!

Mariana