A escola é um local de crescimento e criatividade pelo que é o canal ideal para enquadrar novas formas de pensar e de trabalhar. Os orientadores do sistema escolar devem meditar e recordar os seus tempos de criança e sentir o que gostariam de viver na escola de hoje que não viveram no seu tempo, adoptando os métodos aos novos tempos. Quanto aos professores devem também partir para a busca de novos métodos, renovados a cada dia, para o nascimento de uma nova escola visando novos conceitos, novas oportunidades e nova filosofia de vida. Ensinar as nossas crianças e aprender com elas deve ser o objectivo primeiro e que tem vindo a ser esquecido, perdendo-se todos os dias os momentos de sabedoria de ambas as partes por falta de atenção, por sobreposição de interesses materiais da vida humana.
Atitudes, comportamentos e aprendizagem, devem ser levados a sério por alunos, pais e professores pois hoje vive-se um clima de agitação, desconcentração e desmotivação que urge ultrapassar para o funcionamento normal do sistema escolar com repercussão séria no aproveitamento dos alunos e no futuro das novas gerações. Este clima de agitação, desconcentração e desmotivação começa muitas vezes no seio familiar com falta de repouso, alimentação deficiente, falta de regras nas horas de estudo e de lazer e vai acabar na escola com o mau/deficiente relacionamento professor/aluno.
O relacionamento que devia ser pleno de dinamismo e adaptado às exigências individuais de cada indivíduo, pois cada um tem o seu tempo e o seu ritmo, é, acada dia que passa, mais difícil pois são esquecidas as dificuldades de parte a parte e avança-se com regras inadequadas que promovem a falta de relacionamento. O modo como esse relacionamento se dá vai dimensionar e direccionar a questão da motivação e essas relação dinâmica escolar é como qualquer relação dinâmica entre seres humanos, entre pessoas que não são todas iguais e que é preciso ter em atenção que as reacções serão distintas aos objectivos estabelecidos e cabe principalmente ao professor analisar o modo como se relaciona com os alunos para que esse relacionamento continue a ser dinâmico e atinja os objectivos. Como todos sabemos, a questão de agitação/falta de capacidade de concentração não ocorre apenas na escola, está presente no dia a dia das crianças, nas mais variadas situações e pelos mais variados motivos.
O Reiki é uma técnica alternativa/complementar, entre outras, cada vez mais utilizada para ajudar as crianças no desenvolvimento das capacidades de concentração, pleo que pode ser de grande utilidade tanto no seio escolar como na vida pessoal de cada pessoa.
Além de uma terapia holística (tratamento do indivíduo como um todo) é também consideradcomo uma filosofia de vida tendo como base os 5 princípios do Reiki:
- Sómente por hoje …não te preocupes
- Sómente por hoje …não te aborreças
- Sómente por hoje …honra teus pais, professores e amigos
- Sómente por hoje …trabalha honestamente
- Sómente por hoje …demonstra gratidão para com todos os seres vivos.
Reiki promove o equilíbrio bioenergético do corpo, eliminando bloqueios provocados pelo stress e alterações do sistema nervoso, restaura energias, restabelece o controlo mental ajudando a controlar a forma de pensar, promove o relaxamento ajudando a reverter alterações comportamentais, controlando a forma de ser e estar na vida em relação a nós próprios e aos que nos rodeiam. No que respeita aos professores, pais, educadores, auxilia no que respeita ao encontro do tão procurado equilíbrio físico, emocional, mental e espiritual que dá o poder de agir de modo menos agressivo, por vezes imprudente, para seguir os modelos de forma mais calma e com maior benefício para todos. Para as crianças e jovens é uma grande ajuda para modificar comportamentos excessivos a todos os níveis, restabelecimento de problemas emocionais, maior compreensão e interesse nos projectos pessoais e inter-pessoais assim como maior proactividade nos relacionamentos com tudo e todos à nossa volta.
O Reiki é uma prática que leva a pessoa a uma transformação profunda e à expansão da consciência. Usemos o Reiki como uma ferramenta para o nosso conhecimento e para a expansão da nossa consciência pois, as regras básicas para essa expansão estão em harmonia com o Reiki: Amor, Humildade e Tolerância.
A harmonia é a essência para o desenvolvimento saudável das crianças de hoje…Homens e Mulheres de amanhã!
Carlos Manuel Silva/ Associado Nº APR-000275/PT
Sem comentários:
Enviar um comentário