domingo, 11 de janeiro de 2009

Acção Compassiva


Mãe é a origem, é a fonte, a que gera e que nutre. Mãe também é a que conforta e perdoa. A imagem da mãe remete-nos quase sempre a um estado infantil de Amor Incondicional e de aconchego, trazendo-nos a sensação de segurança e bem-estar, que vem da plena certeza de que somos amados por ela em qualquer condição que estejamos.
O amor materno é uma das tonalidades de cores que formam o grande arco-íris do amor universal que nos sustenta. Num sentido mais amplo, este amor é expresso pela mãe natureza que nos provê o alimento, a água, o ar, a luz do sol, e de tudo que necessitamos para que a vida em nós possa continuar. Sem julgamentos, sem preferências, a natureza concede esta graça para todos.
E assim como temos a certeza de que o amor materno nunca nos falhará, também temos a certeza de que o ar que respiramos não faltará; de que o sol estará lá no alto brilhando todas as manhãs; e de que a água estará jorrando da fonte para aliviar a sede de todos. Esta é a vida se nutrindo da Grande Mãe, que é a Terra, alimentando-se, gerando a si mesma e através de si, num ciclo perfeito de doação incondicional que traz em seu cerne o perdão, a aceitação e o amor universal a todos.

Karuna Reiki:
O Sistema de Reiki chamado de Karuna Reiki, assim como o sistema tradicional, trabalha com a energia universal, porém, a sua actuação dá-se de forma maternal, através do aspecto feminino da energia universal, simbolizado pelo arquétipo da Grande Mãe e de sua compaixão pela humanidade.

Na China, o aspecto feminino da energia universal é simbolizado por mãe Kuan Yin, a mestra do perdão; na Índia é conhecida por Avalokiteshuara; no Tibet é chamada de Chenrezig; e no Japão de Kannon. No Brasil, Nossa Senhora Aparecida e Iemanjá a rainha do mar, são a representação mais popular deste aspecto da energia universal.

O amor, o perdão, a doação e o acolhimento, são características da energia feminina, expressa no sentido da forma de actuação e não no sentido da distinção sexual (masculino/feminino). Karuna Reiki actua na pessoa através desta energia, levando o perdão, a doação, o acolhimento e o amor da Grande Mãe, para as partes que escondemos de nós, que negamos, que trancamos em algum momento bem lá no fundo, pois não sabíamos como trabalhar como estas partes e nem tínhamos coragem ou força para fazê-lo, por não nos amarmos o suficiente para nos perdoar e acolher, como uma mãe perdoa e acolhe seus filhos.
Karuna, é uma palavra do sânscrito, que significa "acção compassiva", acção com compaixão, ou qualquer acção que possa aliviar o sofrimento do outro. Este sistema foi desenvolvido por William Lee Rand, mestre e estudioso norte-americano de Reiki, que após dez anos de estudos, reuniu 11 símbolos sagrados, canalizados por vários mestres de Reiki, bem como a sintonização adequada à energia de cada símbolo.

Sem comentários: