sexta-feira, 10 de outubro de 2008

O que é Reiki?


A Sra. Takata costumava dizer que a verdadeira compreensão do que é Reiki vem através de sua prática. Para ela qualquer tentativa de definição, sem o vínculo da prática, leva a conclusões limitadas do seu poder e alcance.
Nas suas aulas ela costumava usar a palavra "reiki" de dois modos diferentes. Algumas vezes ela referia-se à energia, outras vezes à forma pela qual a energia é passada para as pessoas.
Em seu aspecto energético, Reiki é Energia Vital Universal. A palavra "reiki" é representada, no idioma japonês, por um ideograma composto de duas palavras: Rei e Ki.
A palavra Rei quer dizer Energia Universal, o que significa que está presente em todos e em tudo. Pesquisas a respeito do significado mais esotérico do kanji Rei apontam também para uma compreensão profunda do seu uso na palavra "reiki", que quer dizer Consciência Espiritual ou Consciência de Deus. A Consciência no sentido de que tudo sabe, que conhece completamente cada pessoa, sabe da causa de todos os seus problemas e dificuldades e sabe como curá-los. Neste sentido, é o que nos permite dizer, em nossa prática, que o Reiki é uma energia inteligente, que não precisamos direccioná-la para obtermos resultados positivos. A Sra. Takata costumava chamar essa força inteligente de Poder Cósmico ou Poder de Deus.
A palavra Ki significa o mesmo que Chi em chinês e Prana em sânscrito, tendo muitos outros nomes, além destes, em outras culturas. O Ki é a Energia Vital, que anima todas as coisas vivas. Ao longo da vida ela circula em, através e em torno de cada ser vivo.
A Energia Reiki é o encontro dessas duas forças (Rei + Ki). Ao nos abastecermos da Energia Reiki harmonizamos e fortalecemos o nosso poder natural de nos auto-curarmos, entendendo-se por cura, não um processo de eliminação de doenças, mas um estado de equilíbrio, que afasta e previne as doenças, tornando-nos seres mais saudáveis e integrados.
No que diz respeito à forma como é usada, o Reiki, ao contrário do que muitos pensam e dizem, não é mais uma técnica para curar doenças, à margem da medicina tradicional. Reiki cuida do Ser, promovendo uma integração e um equilíbrio entre nossos corpos físico, emocional, mental e espiritual. Podemos dizer que é uma arte, de origem japonesa, de aplicação muito simples, ainda que muito poderosa, e que pode ser aprendida por qualquer pessoa, sem que para isso ela tenha dons especiais, desde que na presença de um mestre devidamente iniciado como tal.

Namastê

Sem comentários: