quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Byosen


Byosen significa "método de cura focalizada". No Ocidente conhece-se esta técnica como "scanning", uma palavra inglesa que significa detectar, explorar ou examinar.
Com esta técnica, tenta-se precisamente sentir os locais do corpo afectados por doenças; sensações que variam de pessoa para pessoa e de doença para doença: desde pulsações, sensação de perfuração, pequenas dores, dormência, sensação de pulsação, calor excessivo, formigueiro, cócegas, uma sensação magnética ou mesmo frio, entre outras sensações subtis.
Esta não é uma técnica de diagnóstico, mas uma forma de descobrir e tratar uma doença duma forma mais focalizada e directa.
É interessante constatar que com esta técnica, tanto se pode localizar os bloqueios energéticos que suportam a doença muito próximo da área que a pessoa se "queixa", como numa área completamente diferente do corpo.
A técnica é muito simples: posicionam-se os dedos unidos com as palmas das mãos voltadas para o corpo do paciente e explora-se o mesmo, procurando zonas desarmonizadas. Depois, envia-se Reiki para as áreas intuídas mantendo os dedos unidos.
Para os Ocidentais que já leram sobre Reiki ou já trabalham com o Reiki, esta técnica pode parecer estranha, talvez devido ao facto de que todos sabemos que a energia se dirige para onde é necessária, contudo, se colocarmos as mãos no local onde é efectivamente necessária, a sua actuação será mais rápida, pois terá de percorrer um caminho mais curto. Foi com esse objectivo que o Dr. Usui desenvolveu esta técnica.
Consta que o Byosen era realizado no início e no fim de um tratamento; no princípio para encontrar as áreas problemáticas, e no fim para reequilibrar a aura. O Byosen é um método que se desenvolve com a prática e com o tempo, ajudando-nos depois, a desenvolver o Reiji-Ho.

Os primeiros passos para aprender o Byosen
Para treinar a sensibilidade das mãos, pratique este exercício:

Sinta a energia

Esfregue as mãos por um minuto e preste atenção no calor e na carga energética libertada. Separe as mãos bem devagar e de forma suave, até que elas estejam distantes uns 3 cm uma da outra.
Consegue sentir a energia que existe entre elas? Consegue sentir o calor, o formigueiro ou a pulsação magnética?
Mantenha-as assim por um momento e, depois, distancie as mãos ainda mais. Pare por um ou dois minutos quando elas estiverem a 6 cm uma da outra; então, continue a afastá-las.
Toda vez que a distancia entre elas aumenta, pare e sinta. Quando chegar a um ponto em que não consegue mais sentir a energia entre as mãos, pare e aproxime-as novamente. Deixe-as imóveis por um momento e preste atenção à sensação.
Agora aproxime-as bem devagar. Pare novamente, concentre-se nos sentidos e aproxime-as ainda mais, até que elas voltem a ficar unidas. Mantenha juntas as palmas das mãos na posição Gassho por alguns minutos. Sinta como conseguiu energizá-las e sensibilizá-las.
Faça esse exercício regularmente.
Quando se sentir familiarizado com a energia Reiki que circula em suas mãos, faça o exercício a dois com outro praticante de Reiki.

Sem comentários: