terça-feira, 30 de setembro de 2008

Símbolos do Reiki


Os símbolos são usados para se aplicar Reiki tendo em vista objectivos específicos. Mentalizando-os e entoando seus nomes, o reikiano pode focar a actuação da energia para fins distintos. Dessa forma, cada símbolo possui um uso específico e é usado dependendo do resultado que se espera obter. Tradicionalmente, há quatro símbolos, embora alguns estilos, como o Karuna, o Tera Mai e o Seichim, tenham adicionado muitos outros.
O primeiro símbolo é o CKR, este é o símbolo que foca a actuação do Reiki a nível corpo.
O segundo símbolo, SHK, é o símbolo de cura mental/emocional e é usado para tratar de estados psicológicos, maus hábitos, vícios etc.
O terceiro é o HSZSN. É o símbolo de cura à distância. É ele que nos permite aplicar Reiki sem estar cara-a-cara com quem o receberá. É também o símbolo que permite enviar Reiki ao passado (para o tratamento de traumas) e para o futuro (para programar Reiki a uma situação futura, como um entrevista de emprego, por exemplo).
O quarto símbolo é o DKM, conhecido como símbolo do mestre. Seu principal uso é a realização de iniciações no Reiki. Também pode ser usado para substituir todos os símbolos anteriores, com o mesmo efeito, como se os unisse. É um símbolo que foca o desenvolvimento espiritual, sendo excelente para a prática da meditação.
Os três primeiros símbolos eram ensinados por Mikao Usui, fundador do Reiki, no Nível 2. O quarto símbolo é ensinado no Nível 3A.
Claro que este é um resumo dos principais usos dos símbolos. Os símbolos estão em contínuo crescimento, dada a criatividade de muitos reikianos em descobrir novas maneiras de aplicá-los. O Reiki é muito versátil e os seus símbolos não poderiam deixar de sê-lo também!
Quando o Reiki começou a ser ensinado no ocidente, no final da década de 30, Hawayo Takata dizia a seus alunos que os símbolos são sagrados e, portanto, secretos. Este ensinamento, porém, é muito questionado actualmente e as evidências levam à conclusão de que é uma inverdade.
Na década de 90, alguns mestres ocidentais de Reiki decidiram investigar suas origens no Japão, afim de esclarecer temas que pareciam obscuros e míticos e obter uma compreensão melhor do Reiki.
Uma das descobertas de Frank Arjava Petter e outros mestres foi a de que, no Japão, os símbolos nunca foram secretos. E de que já eram conhecidos antes de Mikao Usui sequer ter nascido, fazendo parte de tradições religiosas do país. É desta forma que as evidências históricas vão contra o segredo dos símbolos.
É por isso que não faz sentido a animosidade que alguns reikianos demonstram com autores de livros e websites que publicam os símbolos. Os mestres que os “revelaram” a não-iniciados simplesmente o fizeram para desmistificar este engano. Eles simplesmente “revelaram” o que nunca foi verdadeiramente “velado”.
Agora, vamos pensar de que os símbolos devem ser secretos porque são sagrados. Ora, não existe nenhuma relação directa entre sacralidade e secretismo. A cruz é sagrada, assim como o OM, a estrela de seis pontas e tantos outros símbolos que nunca foram secretos. O que é sagrado deve ser respeitado, não necessariamente mantido em segredo. Devemos evitar não o segredo, mas a banalização.

A origem dos símbolos
Uma vez que os símbolos usados no Reiki já eram milenares na época em que Mikao Usui viveu, este dado destrói outro mito que se criou a seu respeito: de que Usui Sensei os descobriu em sutras budistas escritos em sânscrito e que, não sabendo como activá-los e usá-los, canalizou estas informações quando se encontrava em meditação profunda no Monte Kurama. Mas se esta não é a sua verdadeira origem, a qual nos foi contada por Hawayo Takata, então, qual é?

O CKR, aparentemente, é proveniente do Xintoísmo, a religião originária do Japão, antes do budismo e outras religiões se fazerem presentes no país.
O SHK, tudo leva a crer, é uma modificação da letra Hrih, do alfabeto sânscrito.
HSZSN é a junção de 5 kanjis (caracteres japoneses antigos) que poderiam ser encontrados em um dicionário.

Por sua vez, DKM, é a junção de outros 3 kanjis que também poderiam ser encontrados em um dicionário.
Esta prática de misturar vários kanjis parece ser uma prática do budismo mikkyo para se obter símbolos e mantras que evoquem determinadas energias.

(Encontrei este texto na internet, fiz algumas pequenas alterações e resolvi partilhar com os meus queridos irmãos Reikianos)

Namastê
Mariana

3 comentários:

Maria Souza disse...

Parabéns pelo trabalho.
Vejo que também a minha mestra de Reiki ensinou-me a utilizar os símbolos com a mesma metodologia.
Aqui se vê que o reiki actua em benefício do Ser como um todo, pois o que interessa é a intenção que cada um põe no pedido.

Sol disse...

Olá, Obrigada pelas explicações, me ajudaram a entender melhor, tenho muitos questionamentos ainda..aos poucos estou aprendendo, queria saber o que falar, o que pensar ( claro que devo pensar em coisas boas), mas especificamente o que mentalizar ao aplicar o Reiki...

fernanda cardoso disse...

ola de facto existe tantas dúvidas acerca de quem descobriu os simbolos , ou se de facto eles já eram existentes no tempo do sensei usui , e agora toda essa informação veio mesmo tirar alguma dúvida que ainda restava
parabéns pelo vosso trabalho