quinta-feira, 16 de abril de 2009

Equilíbrio


Yin Yang
De acordo com a filosofia tradicional Chinesa, Yin e Yang são os dois principios cósmicos primários do universo. Yin (Mandarin para lua) é o principio passivo, feminino. Yang (Mandarin para sol) é o principio activo, masculino. De acordo com a lenda, o imperador Chinês Fu Hsi afirmou que o melhor estado para tudo no universo é o estado de harmonia representado pelo equilibrio entre yin e yang.

A mais antiga referência a que se tem acesso da teoria da polaridade universal Yin/Yang, teve sua origem na velha China por volta de 700 anos a.c. e seus conceitos básicos encontram-se registrados no mais antigo livro originário do Extremo Oriente - Book of Changes (Livro das Mutações - Yi Jing) (I Ching).

Embora o Yang sirva para designar céu, masculino, dia, calor ou luz e o Yin para designar terra, feminino, noite, frio ou escuro, nada existe em absoluto. Nada pode ser completamente Yin ou completamente Yang, pois cada um possui "sementes" do oposto. O dia não existe sem a noite, o escuro sem o claro ou o calor sem o frio e todos os exemplos até ao infinito (que só existe por interactividade com o finito…).

As energias YIN e YANG são formas diferentes de energia, sem a conotação de BOA ou RUIM. São simplesmente formas diferentes de energia. Na vida temos o lado direito e o lado esquerdo, temos o lado de cima e o lado de baixo. A existência de uma montanha forma os cumes e também os vales.

Não existiria o ALTO se não existisse o BAIXO e vice-versa. E quanto mais alto for o alto, mais baixo será o baixo, ou seja, essas energias são interdependentes.

O nosso planeta possui diversos movimentos, de translação, rotação, etc. e possui também um campo magnético. Esses factores fazem com que as energias tomem determinadas direcções como preferenciais.

Deve-se tomar bastante cuidado em não confundir essas energias como extremos que se anulam. É muito comum no ocidente se ter o entendimento de um BEM anular um MAL ou de um POSITIVO anular um NEGATIVO. Devemos também tomar o cuidado de não confundir o YIN como sendo o MAL que queremos evitar ou eliminar, e o YANG como o BEM desejado. Muito cuidado também com a associação com HOMEM e MULHER, como foi citado acima, a interdependência dessas energias, devem viver harmoniosamente.

Energia Yin - As forças YIN são poderosas nos meses de inverno, mas enfraquecem durante o dia claro.

Energia Yang - As forças YANG são poderosas nos meses de verão, mas enfraquecem durante a noite escura.

Reiki
Cientistas modernos, ao estudarem a origem do Universo, descobriram a existência de energias que,ao se unirem, formam os átomos.

Essas energias, de forma ondulada e de tamanho diferenciado, percorrem o espaço por todos os lados. Em determinado instante, estas se unem e se condensam constituindo os prótons, os elétrons e os neutrons, que por afinidade eletromagnética, criam os átomos.

Então, segundo esta teoria, existem dois tipos de energia no Universo:

1- A polarizada, formada por prótons, elétrons e nêutrons, que é a energia natural (positiva/negativa) chamada "KI", existente em nosso corpo, gerada pelos nossos átomos.

2- Energia pura, chamada "REI" que é a de alta frequência vibracional, sem polaridade. "REI" é um tipo de energia primordial, segundo a física moderna, é de onde os átomos se originaram, isto é, ela é anterior à formação da energia polarizada, acima citada.

A energia "REI" equilibra a energia "KI", daí o nome: "REIKI".

R E I K I não tem polaridade ( YIN e YANG). Ele é YIN, YANG e NEUTRO.


Reiki / Yin Yang

Equilíbrio, harmonia e paz interior. Para muitos, a conquista destes três itens é a receita certa para uma vida plena, cheia de felicidade e realizações. Hoje, apesar do corre-corre diário, do stress do trabalho e da falta de tempo, não faltam meios para se alcançar esse tão sonhado equilíbrio interior. Um desses meios, que vem ganhando bastante destaque é o reiki, técnica natural de cura, utilizada desde o início da humanidade através da imposição das mãos.

A utilização de energia não-polarizada permite que o reiki seja usado com qualquer outra forma de terapia ou tratamento de saúde. É uma energia que age em tudo o que precisa de ser modificado no organismo físico e etérico. Melhora o sistema imunológico, desintoxica, equilibra e amplia a nossa energia. Relaxa, alivia dores, equilibra, revigora e em muitos casos, realizado com continuidade, cura doenças físicas, mentais e emocionais. No entanto, é importante frisar que o Reiki não trata directamente esta ou aquela patologia. Ajuda sim, o corpo a criar um ambiente que aumenta o seu poder curativo ao trabalhar em profundidade o nível mental e emocional. O organismo é um sistema auto-integrado que procura o equilíbrio continuamente, tendo os seus próprios caminhos para o retorno à saúde.

Reiki promove o equilíbrio energético do corpo criando condições para que as energias Yin Yang vivam harmoniosamente.

Carlos Manuel Silva/ Associado Nº APR-000275/PT

Sem comentários: